As 7 principais tendências das redes sociais em 2024 que todas as empresas têm de adotar

Saiba mais sobre as últimas tendências das redes sociais em 2024.

social media trends for 2021

Ano novo, novas oportunidades. A única coisa que é constante nas pandemias é a mudança - especialmente quando se trata de plataformas de redes sociais.

As redes sociais demonstraram ser uma bênção tanto para os profissionais de marketing como para os utilizadores durante o período da COVID-19. 

O acesso às redes sociais e a interação com os amigos e a família ajudaram a melhorar o humor dos utilizadores, a obter uma sensação de bem-estar e a sobreviver ao distanciamento social necessário.

Por outro lado, temos os profissionais de marketing que compreendem a importância das redes sociais na vida dos consumidores, incentivam os clientes offline a transferirem-se para o online e apressam-se a ligar-se e a envolver-se nas plataformas favoritas dos seus clientes-alvo. E a ascensão de conteúdos gerados pelos utilizadores e a economia dos criadores disparou.

O panorama das redes sociais está a mudar muito rapidamente. A necessidade de se manter atualizado com as últimas tendências está a surgir agora mais do que nunca. Para responder a esta necessidade, reunimos todas as últimas tendências das redes sociais de que necessita para alimentar a sua estratégia de redes sociais e ligar-se ao nosso público nas suas plataformas favoritas.

Esta publicação irá partilhar as últimas actualizações nas redes sociais e, com base nelas, analisar a sua adoção atual e prever as tendências futuras das redes sociais.

Volte no próximo mês para conhecer todas as novas actualizações ou subscreva abaixo e enviar-lhe-emos artigos úteis sobre como pode implementar estas novas funcionalidades hoje e melhorar a sua estratégia de marketing nas redes sociais. 

1. As interacções directas com o consumidor estão a tornar-se mais directas

A pandemia foi um teste à capacidade das marcas para ganharem a confiança dos seus fãs. As marcas que encorajaram o conteúdo dos utilizadores, sejam eles funcionários, influenciadores ou compradores que partilham a sua experiência ou fazem perguntas, superaram os seus concorrentes sem qualquer esforço. 

Isto serviu como uma boa lição - já não se trata do valor da produção, mas da qualidade da ligação humana que importa. Construir confiança através da interação com os fãs mostra ser uma necessidade em 2021. 

Várias plataformas sociais desenvolveram funcionalidades para resolver precisamente este problema:

Organize eventos online pagos no Facebook para envolver o seu público 

Sabemos que nada supera o valor das reuniões presenciais. No entanto, em tempos de coronavírus, os eventos online são uma bênção. 

Desde a sua introdução, Funcionalidade de eventos online pagos do Facebook ajudou milhares de profissionais de eventos a organizarem os seus eventos virtualmente. Além disso, este facto permitiu que muitos criadores alcançassem públicos mais vastos e rentabilizassem os seus esforços online de forma mais eficaz.

Como resultado, a funcionalidade levou à realização de diferentes tipos de eventos em linha, como visitas virtuais, tutoriais de maquilhagem, podcasts em direto, etc.

Desde então, a funcionalidade de eventos online pagos só esteve disponível em 20 países. O Facebook anunciou a sua disponibilização em mais 24 países. 

Esperamos que a utilização desta funcionalidade cresça imenso, dando a muitos criadores de conteúdos e organizadores de eventos outra forma de rentabilizar a sua presença no Facebook, organizando eventos pagos.

Seja mais direto no TikTok com opções de perguntas e respostas

Embora o YouTube continue a dominar os vídeos de formato longo, quando se trata de interagir com os fãs, o TikTok está a dominá-lo. A plataforma anunciou o lançamento de uma nova opção de perguntas e respostas que permitirá aos utilizadores fazer perguntas aos criadores que serão respondidas nos próximos videoclipes.

Este é o aspeto que terá:

Como se pode ver nestas capturas de ecrã, os criadores podem ter a opção de ativar a nova função de perguntas e respostas. Quando o ícone de P&R estiver ativado, os utilizadores podem colocar questões através dos perfis dos criadores.

Quando tocado, os espectadores podem escrever as suas perguntas no compositor.

Os criadores podem ver a lista de perguntas e utilizá-la para preparar respostas para o seu próximo conteúdo de vídeo. Além disso, os visitantes também podem ver a lista de perguntas que os utilizadores fizeram ao criador e até votar na sua favorita. Fantástico, não é?

Não se trata de uma concorrência direta ao Reddit ou ao Quora, mas é sem dúvida uma forma inovadora de incentivar o envolvimento dos fãs e maximizar a ligação dentro da aplicação. Mal podemos esperar para ver como isto vai funcionar na prática.

A personalização baseada em IA permite que as empresas adaptem o conteúdo e os anúncios às preferências individuais dos utilizadores. Ao analisar os dados do utilizador, a IA cria experiências personalizadas, tornando o conteúdo mais relevante e envolvente. Isto não só aumenta a satisfação do utilizador, como também aumenta a eficácia dos esforços de marketing. Por exemplo, a publicidade direccionada torna-se mais precisa, atingindo o público certo no momento ideal com mensagens que ressoam.

Um exemplo real de personalização baseada em IA em ação é a funcionalidade "Discover Weekly" do Spotify. Esta funcionalidade utiliza a IA para analisar o histórico de audição de um utilizador, comparando-o com os padrões de audição de outras pessoas com gostos semelhantes.

Shopify personal recommendations with AI

Todas as semanas, apresenta ao utilizador uma lista de reprodução personalizada de músicas que nunca ouviu, mas que provavelmente irá gostar. Isto não só mantém os utilizadores envolvidos com conteúdos novos e agradáveis, como também incentiva a exploração dentro da plataforma Spotify, levando frequentemente a uma maior retenção da subscrição e à satisfação do cliente. Esta abordagem de utilização da IA para proporcionar experiências personalizadas estabeleceu uma referência no sector, ilustrando o poder da IA para melhorar o envolvimento dos utilizadores em grande escala.

3. O marketing de influência vai continuar a crescer

A popularidade do TikTok e do Influenciadores do Instagram disparou em 2020. Esta tendência aumentou significativamente durante os períodos de confinamento prolongados que inspiraram as pessoas a tornarem-se criadores de conteúdos e a atraírem uma enorme base de seguidores. 

Estas redes são as mais bem cotadas entre os millennials, mas, aparentemente, para sectores específicos, o LinkedIn está a receber o trono das redes mais tradicionais, como o Twitter, o Snapchat e o Facebook. 

A maioria das marcas experimenta o marketing de influenciadores para ver como funciona, mas para encontrar os influenciadores de nicho certos, a maioria das marcas apostou tudo. 

Quase 90% de todos os profissionais de marketing consideram o ROI do marketing de influência comparável ou melhor do que o de outros canais de marketing.

statistics for influencer marketing roi

Agora, como 2021 está a desvendar os influenciadores, o seu poder em sectores específicos é inegável. Por exemplo, assim que um influenciador de moda proeminente publica uma foto da última coleção de inverno ou cria um vídeo ao vivo mostrando como fica nele, a marca pode esperar que ela se esgote em questão de horas. 

Este poder nunca foi visto antes em nenhum outro canal - principalmente devido ao enorme alcance destas pessoas.

Os influenciadores adoptaram de facto a formato de vídeo de curta duração como os vídeos TikTok e Instagram Reels. É de esperar que este formato continue a ter imensa exposição e, consequentemente, uma adoção mais significativa por parte dos utilizadores. 

4. Os conteúdos gerados pelos utilizadores tornam-se uma secção obrigatória nos sítios Web de comércio eletrónico

UGC continua a ser o centro da construção da confiança e do apoio aos clientes na tomada de melhores decisões de compra. 

Os influenciadores e os criadores individuais irão impulsionar o reconhecimento da marca e ser os primeiros a fornecer análises e a promover novos produtos. 

E as marcas já estão conscientes do poder do conteúdo que criam em torno dos seus produtos. 

Ter ferramentas de agregação de redes sociais tais como EmbedFeedSe a marca for uma marca, as marcas podem agregar o CGU criado por outras pessoas nas redes sociais e sincronizá-lo com o seu sítio Web.

ugc example

A escuta social ajudá-lo-á a estar no topo das menções à sua marca. Por isso, não se esqueça de acompanhar, analisar e responder às conversas sobre a sua marca nas redes sociais e de as mostrar no seu sítio Web.

5. O comércio social conduz à hiper-adoção de novos produtos

Como mencionámos, o marketing de influenciadores já é o principal canal para criar notoriedade e está a tornar-se a arma secreta para convencer os clientes a fazer uma compra. 

Por conseguinte, o comércio social irá crescer exponencialmente nos próximos anos. 

E os números estão aqui para provar esta tendência: 

"Em 2019, as vendas do comércio social nos Estados Unidos foram estimadas em 22 mil milhões de dólares americanos. À medida que a influência das redes sociais continua a aumentar, prevê-se que o comércio social nos EUA atinja 84,2 mil milhões de dólares americanos em 2024 e represente 7,8 por cento das vendas de comércio eletrónico a retalho nos EUA.

social commerce statistics
Fonte: Statista

6. A publicidade programática está a tornar-se uma tendência 

A proliferação de canais digitais tornou muito difícil para os profissionais de marketing direcionar corretamente os potenciais clientes com a mensagem certa, no dispositivo certo e no momento certo.

Perante esta dinâmica de mercado desafiante e a pressão crescente para obter um ROI, os profissionais de marketing podem confiar nas funcionalidades dos anúncios das plataformas de redes sociais, que estão a ficar ainda mais avançadas com o passar do tempo.

A publicidade automática direccionada permite que os profissionais de marketing compreendam o algoritmo das redes e utilizem a grande disponibilidade de dados demográficos para criar anúncios relevantes. campanhas de marketingpoupar tempo e chegar a mais pessoas.

Eis as últimas actualizações que estão a mudar o jogo dos anúncios nas redes sociais:

Anúncios personalizados do TikTok baseados nas actividades dos utilizadores na aplicação

A partir de 15 de abril, os anúncios que verá no TikTok basear-se-á naquilo que o utilizador faz na plataforma, como vídeos que gostou ou interacções anteriores com anúncios.

Atualmente, poderá ver anúncios que não têm nada em comum com a sua atividade no TikTok. No entanto, isto irá mudar em breve. 

Para tornar os anúncios ainda mais personalizados, o TikTok utilizará dados de terceiros dos seus parceiros de publicidade. Ainda assim, como utilizador, o utilizador mantém o controlo, gerindo estas definições através do seu perfil.

Estas alterações serão implementadas em todo o mundo. Uma exceção serão os países da União Europeia, onde o RGPD torna difícil a implementação desta transição.

Poupe tempo com a segmentação e criação automáticas de anúncios do Pinterest

O Pinterest está a esforçar-se por se classificar como "o destino para compras personalizadas". A última atualização mostra que estão num excelente caminho para atingir este objetivo.

A plataforma anunciou o lançamento de uma nova forma de automatizar a adaptação dos anúncios a diferentes públicos com uma nova especialidade de anúncio - a criatividade dinâmica.

Trata-se de um grande negócio para os anunciantes. Para além de lhes poupar tempo e recursos, criarão automaticamente centenas de anúncios com mensagens únicas para os seus públicos-alvo desejados.

Além disso, isto permitir-lhes-á testar várias criações e identificar quais os elementos que geram maior desempenho.

Assim que a atualização for implementada, os anunciantes podem utilizar plataformas de Criativos Dinâmicos, tais como RevJetStitcherAdsSmartly.io para conceber os seus próprios Pins orientados para o desempenho com mensagens dinâmicas específicas para o público.

7. As Histórias das redes sociais vão ultrapassar o Feed

O formato Stories parece estar presente em todas as principais plataformas sociais por uma razão. As histórias provaram ser uma das tendências mais populares das redes sociais entre os utilizadores. O crescimento da sua utilização indica, sem dúvida, que vieram para ficar (e os profissionais de marketing devem utilizá-las de forma sensata).

Devido à rápida adoção do formato, o Facebook já previa que as visualizações das Histórias iriam ultrapassar as visualizações do Feed.

instagram stories stats
A fotografia foi tirada na Cimeira de Parceiros Globais do Facebook, em Nova Iorque, em outubro de 2018

Eis as últimas actualizações no que diz respeito às Histórias nas redes sociais:

Depois de ter introduzido o formato Story no ano passado, o LinkedIn deu mais um passo em frente anunciar histórias para páginasdisponível para todas as Páginas e administradores de Páginas.

Seguindo o exemplo das ligações swipe-up do Instagram, aplicaram a mesma funcionalidade na moldura do Story. 

O objetivo é que as organizações maximizem a conversão do envolvimento e se envolvam com os seus clientes, parceiros e fãs utilizando o formato LinkedIn Stories.

É assim que funciona:

  1. Publicar uma história
  2. Utilizar a opção "deslizar para cima
  3. Quando os utilizadores clicarem nele, serão redireccionados para o destino URL pretendido.

Parece-me familiar, certo?

Painel Novas Histórias no topo dos feeds do Pinterest para chegar à comunidade

O Pinterest mostrou que, apesar de ser uma plataforma para encontrar inspiração, é também um ótimo local para os criadores chegarem às suas comunidades e partilharem as suas paixões e interesses com pessoas que pensam da mesma forma.

Desde o início de janeiro, alguns utilizadores do Pinterest notaram um formato mais dinâmico do painel de Histórias, com um toque visual único. Não se trata de um bug. 🙂 O Pinterest testa um novo painel de Histórias no topo do Feed do utilizador.

Este é o seu aspeto:

Pinterest new story section

Antes de revirar os olhos e dizer que este já é um formato familiar, espere um pouco. Os Pins de histórias não são o mesmo que as Histórias noutras aplicações. A diferença é que os Pins de Histórias vivem dentro de um Pin e não desaparecem após 24 horas. 

Esta funcionalidade ainda está em fase de testes e é de esperar que seja implementada nos próximos meses no perfil de todos os utilizadores.

No entanto, esta parece ser uma forma interessante e cativante de gerar interesse nos pins do Story e, mais uma vez, provar a enorme popularidade das Histórias.

O Instagram está a testar uma nova forma de apresentar as Histórias no ambiente de trabalho 

instagram stories desktop

Embora os utilizadores se liguem ao Instagram sobretudo através de telemóveis, o Instagram mostra uma preocupação genuína com os seus utilizadores da versão para computador. 

Conforme relatado por EngadgetEm 2008, o Instagram começou a redesenhar partes da interface do utilizador para se adaptar melhor ao grande ecrã. Uma delas é transformar as Histórias do Instagram num formato de carrossel para dar aos utilizadores uma forma mais fácil de percorrer as Histórias num computador.

O objetivo do novo design é tornar a descoberta e o consumo de histórias muito melhor e minimizar a necessidade de cliques adicionais.

O que é que podemos esperar a seguir?

Há apenas 2 anos, pensámos que os chatbots iriam substituir de forma crítica as vendas e o serviço ao cliente. Agora, verifica-se que esta tendência foi adoptada, mas não é de todo crítica.

A importância de seguir as tendências é experimentá-las, testá-las no seu próprio sector e ver o que se mantém. 

Não fique à espera que a sua concorrência obtenha vantagens injustas apenas por adotar redes sociais onde alguns dos seus novos clientes podem passar muito mais tempo. 

Esteja atento, siga, leia e nós estamos aqui para o atualizar com todas as novidades. 

Neste momento, estamos a acompanhar de perto o que poderá ser a próxima tendência das redes sociais. 

  • Realidade aumentada; 
  • Transmissão em direto e podcasting em tempo real;
  • Os vídeos do Instagram e do TikTok são apresentados no topo dos resultados da pesquisa móvel do Google.

Para terminar

Há alguma tendência das redes sociais que nos tenha escapado? Estamos sempre a atualizar este artigo, por isso, escreva-nos e diga-nos qual a tendência das redes sociais que merece fazer parte desta lista.

Image

Ecrã mural das redes sociais no seu sítio web automaticamente!

Tentar EmbedFeed e apresentar feeds do Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest, TikTok e Vimeo no seu sítio Web em segundos.

Teste gratis

Diretor Executivo da EmbedSocial 

Nikola Bojkov é o CEO da EmbedSocial, um empreendedor que transforma problemas em produtos. Com mais de uma década de experiência prática com APIs de redes sociais, orienta a EmbedSocial no seu papel de parceiro técnico tanto para PMEs como para grandes agências, maximizando o impacto dos seus conteúdos gerados pelos utilizadores. A EmbedSocial tem escritórios em Skopje, Tóquio e Lisboa e conta com mais de 250.000 utilizadores.