O conteúdo partilhado pelos funcionários é x8 mais envolvente do que o conteúdo partilhado pelos canais das marcas e 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações das pessoas que conhecem do que em qualquer outra fonte.
Estatísticas UGC
Num mundo em que somos constantemente inundados por anúncios e marcas, a confiança é uma moeda e, como comerciante, está bem ciente desse facto. No entanto, é aqui que conteúdos gerados pelos trabalhadores é o que acontece. As estatísticas acima são a prova de que precisa de continuar a ler este guia, que cobrirá tudo o que há para saber sobre o assunto.
Assim, sem mais demoras, eis tudo o que vamos discutir no nosso guia:
- O que são conteúdos gerados pelos trabalhadores?
- Benefícios dos conteúdos gerados pelos colaboradores
- 5 ideias sobre como obter mais conteúdos gerados pelos funcionários
- As 5 principais ferramentas para criar EGC
- Passos para criar conteúdos gerados pelos empregados com EmbedSocial
- Exemplos reais de conteúdos gerados pelos trabalhadores
- Principais conclusões
O que são conteúdos gerados pelos trabalhadores?
EGC ou conteúdo gerado pelos trabalhadores - como o próprio nome indica, é o conteúdo gerado por os seus defensores de marca mais valiosos - os seus empregados.
Estes conteúdos podem assumir várias formas, como imagens, vídeos, blogues, entrevistas, publicações e partilhas nas redes sociais, entre outras. Estes conteúdos são mais frequentemente partilhados nas contas de redes sociais dos empregados.
De que trata este conteúdo?
- Mais frequentemente, a EGC oferece uma visão da cultura e dos valores de uma marca e da experiência que este empregador tem numa determinada empresa.
Mas também, os empregados devem ser os primeiros a apoiar os produtos/serviços da empresa, ser especialistas nos mesmos e divulgar positivamente esses produtos/serviços e a empresa em geral.
Resumindo - os empregados devem representar os melhores interesses absolutos da empresa para a qual trabalham.
Dica extra: outras formas de os seus empregados se tornarem os melhores defensores da sua marca são gostando, comentando e partilhando as publicações da sua empresa e escrevendo críticas positivas em sítios Web como o Glassdoor.
Para sua informação: pode incorporar automaticamente um widget do Instagram com um sagregador de media sociais, dando vida ao seu sítio Web com conteúdo fresco.
Mostrar o seu Feed do Instagram no seu sítio Web automaticamente!
Gerar e incorporar widget do Instagram com o seu feed, menções ou hashtags diretamente para o seu sítio Web.
Benefícios dos conteúdos gerados pelos colaboradores
Como já mencionámos, hoje em dia, o conteúdo gerado pelos funcionários tornou-se um tipo de conteúdo significativamente importante. Trata-se de uma forma de marketing simples e com grande impacto.
O conteúdo gerado pelos empregados é um dos tipos de conteúdo mais fiáveis e cativantes.
Eis algumas das vantagens mais importantes:
- Reduzir os custos de criação de conteúdos - Imagine que, em vez de contratar uma equipa de designers, criadores e estrategas de conteúdos para criar conteúdos para os seus canais de redes sociais, os seus empregados e utilizadores poderiam ser os seus criadores de conteúdos influentes. Será muito mais barato e económico.
Além disso, a sua equipa de marketing também poupar imenso tempo valioso no processo de criação de conteúdos.
- Aumento das receitas da empresa - Além disso, os conteúdos gerados pelos funcionários aumentam o conhecimento da marca, criam confiança e têm taxas de envolvimento mais elevadas. Isto significa que é muito mais eficaz e chegará a mais pessoas que não seguem a sua marca/empresa nas redes sociais. Consequentemente, isto aumentará as receitas da sua empresa.
- Voz única da marca - Um conteúdo interessante e autêntico criado pelos seus empregados significa que o tom de voz da sua marca será pessoal, humano e, simplesmente, único.
- Funcionários mais empenhados e leais - Apoiar e encorajar os seus empregados só pode ter um resultado positivo. Eles sentir-se-ão apreciados e, por isso, tornar-se-ão mais leais à sua marca e empenhados em fazer ainda mais.
- Atração de talentos - por último, quando os empregados falam sobre as condições de trabalho e a experiência que têm na sua empresa (claro, quando é positivo), atrairá pessoas talentosas que partilham os mesmos valores.
5 ideias sobre como obter mais conteúdos gerados pelos funcionários
Agora que está ciente da importância dos conteúdos gerados pelos colaboradores, surge uma questão complicada:
Como motivar/estimular os seus empregados a criar esses conteúdos?
Não há espaço para o pânico. Aqui estão cinco ideias sobre como incentivar os funcionários a criar mais conteúdo:
1. Criar um hashtag exclusivo da empresa
Uma forma simples de se destacar da confusão das redes sociais e ter todo o conteúdo gerado pelos funcionários num único feed seria criar um hashtag de marca única e motivar os seus empregados a utilizá-lo.
Desta forma, como qualquer outra hashtag, à medida que os seus empregados criam conteúdos e utilizam a hashtag específica, será criada uma página de hashtag única onde poderá aceder e reutilizar facilmente os conteúdos. Também pode incorporar o seu feed de hashtag do Instagram no seu sítio Web.
Um exemplo deste ponto em particular seria a hashtag única #wearecisco. Com esta hashtag, os funcionários partilham a experiência que têm no local de trabalho.
2. Educar os seus empregados
A verdade é que nem todos se sentem à vontade para partilhar nas redes sociais. O que pode fazer é dar apoio e oferecer sessões de formação gratuitas.
Fornecer aos empregados socialmente tímidos uma rede de segurança e um programa de formação para os educar irá aumentar a confiança destes empregados e encorajá-los a começar a publicar conteúdos.
3. Incentivar a participação ativa
Esta dica parece simples - e é mesmo!
As recompensas são uma das melhores formas de incentivar os seus empregados a participarem ativamente no processo de criação de conteúdos. Claro que se pergunta que tipo de prémios?
É claro que as recompensas mais bem sucedidas são o reconhecimento da empresa e os incentivos monetários.
Nas entrelinhas - pode incorporar um programa de empregado do mês, dia de valorização do empregado, bónus de referência, oportunidades de networking, desafios versáteis, eventos, cursos, vouchers, cabazes de oferta e outras recompensas semelhantes.
Por exemplo, podemos levar este pacote de cervejas embaladas de forma exclusiva com mensagens motivacionais a um funcionário especial (adicionalmente, Grupo HTEC enviou um autocolante de hashtag único).
Certifique-se de que faz um esforço adicional e inclui estas informações nas descrições das ofertas de emprego em aberto. Todos os candidatos mostrarão interesse em saber mais sobre essas oportunidades adicionais.
4. Organizar um concurso/evento único
Organizar um concurso entre os seus empregados é outra forma simples de obter EGC em massa.
As regras podem incluir a participação dos trabalhadores com uma imagem/vídeo/respostas a determinadas perguntas/ etc.
Ou até mesmo organizar um evento único para promover os valores da sua própria marca pessoal e simplesmente criar uma hashtag única para este evento para ajudar a motivar os seus empregados a criar algum conteúdo.
Isto também lhe permitirá criar grandes quantidades de conteúdo num curto período de tempo.
Por exemplo, podemos considerar a empresa SoPro que organiza desafios e eventos únicos, como desafios de culinária, "prémios para a melhor selfie", desafios de gelados e desafios de fitness/bem-estar.
5. Criar um programa de apoio aos trabalhadores
Quando quiser dar o passo seguinte, crie um programa de apoio aos trabalhadores.
Explicado de uma forma simples - o programa de apoio aos colaboradores é tudo aquilo de que falámos até agora, mas feito de uma forma mais estruturada, de acordo com uma estratégia detalhada, com determinados KPI e expectativas em mente.
Pode ler mais sobre o assunto aqui.
As 5 principais ferramentas para criar EGC
Hoje em dia, há ferramentas para tudo e, claro, também há ferramentas para o ajudar a simplificar o processo de criação de conteúdos pelos seus empregados.
Porquê utilizar um? - Bem, para além da simplificação, quando começar a receber conteúdos de centenas de pessoas mensalmente, é provável que comece a perder-se no pilhas de conteúdo que se lhe deparem.
Todo o processo parecerá confuso e esmagador em vez de gratificante.
Por isso, aqui estão as ferramentas mais populares para o ajudar com este problema específico:
- EmbedSocial - uma plataforma que pode ser utilizada para criar, gerir e publicar conteúdos gerados por utilizadores e colaboradores em várias plataformas de redes sociais. Mais de 100.000 empresas, grandes e pequenas, locais e mundiais, confiam neles. Além disso, oferecem modelos pré-construídos para os seus comentários, histórias, formulários ou widgets de feed. Além disso, a EmbedSocial oferece um teste gratuito de sete dias.
- Postar além é uma plataforma de defesa dos trabalhadores e de venda social. Foi especificamente concebida para ajudar as empresas globais com a missão de partilhar conteúdos relevantes nas redes sociais para obter resultados comerciais mensuráveis. Esta ferramenta está repleta de funcionalidades, tais como uma plataforma centralizada (uma única biblioteca de conteúdos), partilha social simples para todos os funcionários existentes, consistência da marca e relatórios e dados analíticos.
- Oktopost - um fato de envolvimento social B2B para o ajudar a publicar conteúdo, medir os seus dados, envolver-se com o público e rentabilizá-lo. Além disso, eles também têm uma plataforma de defesa de funcionários para empresas B2B com recursos e capacidades versáteis, como sugestões e otimizações de conteúdo, dados avançados de mídia social, gamificação e conformidade social. A desvantagem é que eles não têm um teste gratuito. Em vez disso, é necessário reservar uma demonstração.
- Ambassify - não é uma solução de apoio aos trabalhadores, mas sim uma solução de apoio à marca. Por isso, podemos dizer que as suas características também diferem um pouco. O que também é diferente é que, em vez de conduzir campanhas unidireccionais clássicas com a Ambessify, também pode obter feedback (sondagens e inquéritos). Isto permitir-lhe-á criar uma estratégia mais flexível. No entanto, esta diversidade tem um preço, e o preço é efetivamente elevado.
- Sociabilidade - não é apenas uma plataforma de defesa dos trabalhadores, mas podemos dizer que é uma plataforma de rede social para empresas. Não se trata apenas de promover o envolvimento, mas também de o encorajar. Além disso, esta ferramenta também tem muitas funcionalidades de gamificação, como desafios, questionários, sondagens e outras actividades versáteis.
Passos para criar conteúdos gerados pelos empregados com EmbedSocial
Como já referimos, EmbedSocial é a plataforma #1 para conteúdos gerados por utilizadores e colaboradores. Ajudá-lo-á a gerar feeds de redes sociais, críticas, histórias ou fotografias e incorporá-las em qualquer sítio Web.
Porquê um sítio Web? Bem, assim que tiver os conteúdos gerados pelos seus colaboradores nas redes sociais, pode também utilizá-los como prova social também no seu sítio Web, a fim de converter melhor os seus visitantes.
Neste exemplo, vamos mostrar-lhe como utilizar o EmbedFeed produto e gerar o conteúdo partilhado com hashtags da marca no Instagram.
Eis como o fazer, passo a passo:
Primeiro, inicie uma avaliação do EmbedFeed e crie a sua conta.
Passo 1: escolher a sua plataforma de rede social (neste caso, utilizaremos o Instagram).
Passo 2: Depois disso, selecionar Hashtags no tipo de fonte do Instagram e digite a hashtag da sua marca.
Passo 3: Crie o seu widget do Instagram e copie o código fornecido.
E, por último, cole o código fornecido no seu sítio Web para mostrar o widget do Instagram com o conteúdo que os seus empregados partilham no Instagram através de um hashtag de marca.
Exemplos reais de conteúdos gerados pelos trabalhadores
Já falámos sobre os porquês e como. Agora, é justo que finalmente mostremos alguns exemplos bonitos para o ajudar a juntar tudo.
Eis alguns exemplos reais de como as empresas criaram conteúdos gerados pelos trabalhadores:
1. Campanha de hashtag única no Instagram
Para o nosso primeiro exemplo, a campanha de hashtag de marca única, podemos tomar Escuteiro24um mercado digital para o sector imobiliário residencial e comercial. Criaram o hashtag único #workingatscout24.
Com esta hashtag, pretendem aumentar a sensibilização e ter uma página única repleta de conteúdos gerados pelos funcionários que podem ser reutilizados.
2. Programa de defesa dos trabalhadores
Outro exemplo é o programa de defesa da marca da Starbucks ou o chamado Programa de parceria Starbucks - onde a Starbucks trata cada funcionário como um parceiro.
Para o efeito, criaram uma página de destino única onde publicam as vagas de emprego actuais e têm uma parte de "destaque para os empregados". Aí, falam dos seus parceiros mais valiosos - os seus empregados.
Mais ainda, criaram um perfil inteiro no Instagram onde partilham estes momentos criados pelos funcionários. Como se pode ver, também criaram uma campanha de hashtag única chamada #ToBeAPartner.
3. Eventos/desafios únicos
Outro exemplo interessante é a forma como se pode utilizar a organização de um determinado evento em criação de conteúdos em massa.
Eis um exemplo de Endava:
O evento é Semana do bem-estar da Endava. A hashtag única é: #EndavaBem-estar
Por baixo desta imagem, pode ver conteúdos reais gerados por funcionários, criados devido ao evento único.
FAQ sobre a EGC
Os conteúdos gerados pelos empregados são qualquer tipo de conteúdo criado pelos empregados sob a forma de imagens, críticas, textos, vídeos, etc., publicados nas redes sociais.
A aprendizagem gerada pelos colaboradores é um modelo de aprendizagem e desenvolvimento que transfere a responsabilidade da criação de conteúdos de L&D para os seus colaboradores ou especialistas na matéria (SMEs)
Já falámos sobre as vantagens da EGC, mas a principal é o facto de os seus empregados serem os melhores defensores da marca.
Para além disso, quando os seus empregados começarem a criar conteúdos, espere que as suas despesas de criação de conteúdos diminuam, que o envolvimento nas publicações seja maior e que a voz da marca seja única.
Capacitar para incentivar! Lembre-se sempre de capacitar os seus empregados, educando-os e recompensando-os.
Agora que já sabe o básico sobre os conteúdos gerados pelos funcionários, comece com pouco e depois pode tentar criar um programa de defesa da marca. Comece por incentivar os funcionários a utilizarem um determinado hashtag exclusivo da marca e a reutilizarem esse conteúdo.
Principais conclusões
Esperamos que, por esta altura, já tenha compreendido a importância dos conteúdos gerados pelos empregados e, em geral, o poder e o impacto que os seus empregados têm nos seus esforços de marketing.
Resumindo - os seus empregados empenhados são os melhores defensores da sua marca, os seus público líderes de claque e o vosso maior apoio.
As pessoas confiam nas pessoas, por isso, se ainda não começou a criar a sua EGC, acreditamos que e animar vai começar agora.
Existem estratégias e ferramentas versáteis. No entanto, sugerimos que comece por pequenas estratégias e que avance a partir daí, para que todo o processo não seja demasiado pesado e stressante.
Se utiliza conteúdos gerados pelos empregados na sua estratégia de marketing, gostaríamos de saber mais sobre o assunto, por isso, sinta-se à vontade para escrever uma mensagem abaixo.
Obrigado pela leitura 🙂
Para sua informação: pode incorporar automaticamente um widget do Instagram com um sagregador de media sociais, dando vida ao seu sítio Web com conteúdo fresco.
Mostrar o seu Feed do Instagram no seu sítio Web automaticamente!
Gerar e incorporar widget do Instagram com o seu feed, menções ou hashtags diretamente para o seu sítio Web.