Não é que precisemos de o mencionar, mas: os clientes actuais já não se contentam apenas com anúncios. Qualquer marca que pretenda acompanhar as tendências modernas tem de apanhar o comboio de marketing dirigido por conteúdos gerados pelos utilizadores vídeo (vídeo UGC).
As pessoas adoram exprimir-se sobre quase todos os assuntos. Falar sobre um produto ou serviço específico está indiscutivelmente entre os cinco principais, especialmente se o fizerem através da lente de uma câmara de vídeo.
O conteúdo de qualidade que cria como parte da sua estratégia de marketing tem mais espaço para vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador.
Para sua informação: pode incorporar automaticamente conteúdos gerados pelo utilizador no seu sítio Web. Inscrever-se agora.
Espera aí! Gerado pelo utilizador, o que é agora?
Vamos desconstruir isto um passo de cada vez.
O que é um vídeo UGC?
O conteúdo de vídeo gerado pelo utilizador é qualquer vídeo criado pelo público de uma marca que actua como embaixador dessa marca.
Não estamos a falar de publicidade paga - somos amantes da estratégia de vídeo orgânico. Mas sim do merecido, reacções positivas dos clientes e comentários de clientes fiéis.
Por exemplo, alguém compra a sua loção corporal orgânica, feita à mão, e apaixona-se por ela (porque não havia de se apaixonar, é espetacular!). Depois, quer partilhar o tesouro que encontrou com o seu público nas redes sociais. Também querem que outros beneficiem com isso.
Assim, criam um pequeno vídeo para o TikTok, Instagram ou Facebook onde mostram a grandeza do seu produto. Assim:
Vantagens dos conteúdos de vídeo gerados pelos utilizadores
O vídeo UGC aumenta a defesa e a credibilidade da marca
Basicamente, aqui, está a matar dois coelhos com uma cajadada só. Em primeiro lugar, os clientes não pagos e dispostos a divulgar a sua empresa da melhor forma possível (defesa da marca). Em segundo lugar, os potenciais clientes confiam mais em si porque confiam nessas críticas online imparciais e escritas (credibilidade).
Sabe aquela sensação de sermos únicos? Pois bem, é exatamente esse sentimento que vende. Se o potencial cliente se identificar com outro cliente comum que mostra como o seu produto é excelente, ficará ansioso por o experimentar.
O vídeo UGC aumenta o alcance das redes sociais
O público de todas as empresas está nas redes sociais, e o seu não é diferente. Para aumentar o seu ROI, é melhor investir tempo numa campanha de vídeo de conteúdo gerado pelo utilizador.
Desta forma, aumentará o número de seguidores, gostos, comentários e partilhas. Subsequentemente, aumentará a notoriedade e o alcance da marca. Além disso, irá aumentar o seu tráfego na Web ou as visualizações de páginas - a principal razão para um maior número de potenciais clientes.
Veja o noivado em este vídeo UGC do TikTok para Flaming Hot Mountain Dew - Gostos: 159.6K, Comentários: 6257
Saiba mais: conteúdos gerados pelos utilizadores no TikTok
O vídeo UGC é bom para o orçamento
Imagine não ter de levantar um dedo e ainda assim obter um vídeo completo feito por software. O vídeo seria editado e seriam adicionados luz e som. Além disso, imagine esse vídeo a mostrar a sua empresa da forma mais positiva possível, dirigindo-se ao público certo. Porreiro, não é?
Os vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador são criados pelos utilizadores, ou seja, pelos seus clientes. E eles fizeram todo o trabalho por si. Tudo o que precisa de fazer é usar o vídeo de estilo UGC deles para a sua estratégia de inclusão do cliente. Subsequentemente, isto poupar-lhe-á uma grande quantidade de tempo e dinheiro.
No entanto, lembre-se de continuar a incentivar as pessoas a criarem conteúdo autêntico para si. Mais sobre isso no próximo capítulo.
O vídeo UGC melhora as taxas de conversão
Isto está intimamente relacionado com a criação de confiança que mencionámos anteriormente. A confiança é a forma de atrair clientes fiéis. Se alguém confia na sua marca, é provável que se converta em cliente.
E que melhor forma de mostrar credibilidade do que ter um cliente já satisfeito a avaliar o seu produto?
De facto, 93% dos clientes afirmam que Os vídeos UGC desempenham um papel importante nas suas decisões de compra.
Tipos de vídeos UGC
O UGC tem-se tornado cada vez mais popular devido ao aumento das plataformas de redes sociais e das ferramentas de criação de vídeo de fácil utilização. Aqui estão 5 tipos de vídeos UGC:
Vlogs
Os vlogs são diários ou registos de vídeo pessoais em que os utilizadores partilham a sua vida quotidiana, pensamentos, experiências e muito mais. Podem ser sobre praticamente qualquer assunto e são frequentemente caracterizados pelo seu tom informal e pessoal.
Tutoriais e vídeos de instruções
Trata-se de vídeos instrutivos das redes sociais que ensinam os espectadores a fazer algo específico. Podem ser desde tutoriais de maquilhagem a projectos de bricolage, receitas de culinária e dicas de tecnologia.
Vídeos de revisão e unboxing
Os utilizadores criam estes vídeos para partilhar as suas experiências e opiniões sobre um produto ou serviço. "Unboxing" refere-se especificamente a desembalar um novo produto e fornecer as primeiras impressões.
Vídeos de desafios e tendências
Trata-se de vídeos em que os utilizadores participam em tendências ou desafios populares. Muitas vezes, um único vídeo ou ideia viral dá-lhes início e rapidamente se espalha à medida que mais utilizadores criam as suas próprias versões ou respostas.
Testemunhos e partilha de histórias
As pessoas partilham histórias pessoais, experiências ou testemunhos sobre um determinado assunto, produto ou serviço. Podem ser positivas ou negativas e fornecem informações baseadas em experiências genuínas.
Como recolher vídeos gerados pelos utilizadores?
Agora que já sabe o que são vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador e a sua importância para o seu negócio, só falta obtê-los.
Mas como? Não se pode simplesmente bater no seu correio eletrónico e dizer: Pode dar-me uma opinião, por favor? Especialmente se nunca tiverem utilizado a sua marca antes.
No entanto, há algumas estratégias que pode experimentar e que são muito eficazes:
1. Organizar um concurso de hashtag
Isto significa organizar um sorteio e encorajar os utilizadores a utilizar a hashtag da sua marca nos seus próprios perfis nas redes sociais. Desta forma, o vencedor recebe um prémio e o utilizador obtém uma maior notoriedade da marca e um maior número de seguidores.
Uma das campanhas de hashtag mais populares do KFC levou este influenciador do Instagram a visitar todos os KFC de Londres em apenas 1 dia.
2. Entrar no marketing de influência
Gostemos ou não, conteúdos gerados por influenciadores é a força motriz em várias plataformas de redes sociais. Especialmente quando se trata de boas críticas e feedback.
Sejamos honestos: a quem é que prefere comprar rímel? Uma marca com um anúncio aleatório no seu feed de notícias ou uma marca mencionada no vídeo da Rihanna sobre a sua rotina de maquilhagem?
Dito isto, tenha em mente que conseguir um influenciador famoso a bordo pode ser complicado, especialmente se for uma pequena empresa. No entanto, muitos micro-influenciadores estarão dispostos a promover a sua marca junto do seu público ideal. Subsequentemente, isto terá um impacto significativo nas decisões de compra das pessoas.
Ler mais:
3. Contactar os seus clientes satisfeitos
Os clientes que já compraram de si são os melhores defensores da sua marca. Além disso, as pessoas relacionam-se melhor com as pessoas do que com as marcas. Quando centra o seu conteúdo no cliente, os clientes passados e futuros sentir-se-ão mais encorajados a envolver-se nas suas próprias histórias.
O melhor é reconhecê-los como os criadores originais do conteúdo. Desta forma, eles ficarão ainda mais motivados para repetir a ação. Para além disso, obterá todo um novo grupo de seguidores através das suas redes pessoais.
4. Criar um vídeo UGC a partir das suas menções nas redes sociais
Se tiver tempo, pode fazê-lo manualmente. Esteja atento a todas as notificações sempre que alguém mencionar a sua marca em qualquer plataforma de redes sociais. Ou, pode utilizar ferramentas de redes sociais que monitorizam essas menções por si.
O vídeo de conteúdo gerado pelo utilizador pode ser feito a partir de comentários, imagens ou publicações de clientes online. Além disso, se tiver muita sorte, encontrará vídeos reais que as pessoas filmaram sem que você (a sua marca) soubesse.
5. Oferecer um incentivo
Relacionado com os concursos de hashtag, este é também um caso em que oferece algo ao seu público em troca dos seus vídeos autênticos de conteúdo gerado pelo utilizador. Em vez de utilizar a hashtag, pode promovê-la nas redes sociais através de anúncios.
Como este exemplo da DSW (Designer Shoe Warehouse):
Os incentivos podem ser sob a forma de prémios em dinheiro, cupões, novos produtos, etc. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que define determinados critérios para a sua estratégia de marketing. Desta forma, dá espaço suficiente ao seu público para ser criativo. Eles podem mostrar como e porque utilizaram a sua marca e quais foram os benefícios para eles.
6. Utilizar uma ferramenta de monitorização social para recolher vídeos UGC
Se a sua marca recebe toneladas de menções, é muito lógico utilizar uma ferramenta que recolha todas as menções no Instagram. O EmbedSocial oferece essa funcionalidade, permitindo aos utilizadores agregar todo o conteúdo gerado pelo utilizador que menciona a sua conta do Instagram.
Ferramentas de monitorização das redes sociais pode armazenar todo este conteúdo e fornecer funcionalidades como a pesquisa, a categorização ou mesmo a apresentação no seu sítio Web.
Como tirar o máximo partido dos seus vídeos UGC?
Partilhar o vídeo UGC nas redes sociais
Uma vez recolhido, pode voltar a partilhar o conteúdo de vídeo UGC nas suas contas de redes sociais. No entanto, tenha cuidado, porque nem todas as plataformas funcionam da mesma forma para este tipo de conteúdo visual. Todos os canais de redes sociais funcionam de forma diferente. Por isso, cabe-lhe a si encontrar a melhor opção para si.
Recomendamos o Instagram, o Facebook e o TikTok para vídeos, uma vez que estes têm, em média, o maior alcance de mercado. No entanto, pode sempre redirecionar qualquer tipo de conteúdo para um vídeo UGC de qualquer plataforma. Basta jogar a carta da nobreza e dar crédito ao criador.
Utilizar o vídeo UGC em anúncios
Muitas pessoas afirmam que os vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador e anúncios pagos nas redes sociais são uma combinação feita no céu. E porque não haveriam de o fazer? O utilizador paga apenas pelos anúncios, mas ganha mais com isso devido à relevância (e alta confiança) prova social. Além disso, essa prova é incluída através do conteúdo gerado pelo utilizador.
A verdade é que os anúncios pagos têm um desempenho muito melhor com vídeos incorporados de conteúdo gerado pelo utilizador. Isto deve-se ao facto de as pessoas verem o seu anúncio no seu feed de notícias. Elas se identificarão mais com ele se virem um rosto familiar. E também se alguém com um interesse ou problema semelhante estiver a falar sobre o assunto.
Veja este anúncio de sucesso com vídeo UGC da Codeacademy:
Utilizar o vídeo UGC num e-mail
O primeiro passo da maioria dos profissionais de marketing e proprietários de empresas é utilizar vários sites de redes sociais para a sua marca campanhas de marketing. No entanto, a incorporação de vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador nos e-mails é uma verdadeira joia de marketing.
É aqui que as coisas se tornam pessoais - longe do ruído e num local íntimo e pessoal. É também onde as hipóteses de um potencial cliente se converter num cliente pagante são maiores. Porque aqui, cria-se um sentimento de pertença e de comunidade.
No entanto, há que ter em conta que os vídeos têm um tamanho muito maior do que as fotografias. Assim, quando quiser incluir um vídeo UGC na sua campanha de e-mail, a melhor opção é adicionar o link do vídeo no corpo do e-mail. O link pode ser para um vídeo no seu canal do YouTube ou no seu sítio Web.
Incorporar o vídeo UGC no seu sítio Web
Adicionar elementos visuais de UGC, como fotografias, especialmente vídeos, é sem dúvida a forma mais eficaz de utilizar UGC no seu sítio Web. Permite-lhe estabelecer uma ligação com os seus clientes de uma forma que outros meios de comunicação podem não conseguir.
Os vídeos de estilo UGC têm um grande potencial de partilha, o que significa que podem aumentar o seu número de seguidores e de vendas. 51% dos consumidores dizem que é mais provável que comprem a uma marca que partilhe vídeos de conteúdo gerado pelo utilizador no seu sítio Web.
Com os vídeos gerados pelos utilizadores, os potenciais clientes vêem histórias originais de compradores anteriores, o que dá credibilidade à sua marca. Isto também aumenta o envolvimento do cliente e o apoio do seu público.
O EmbedFeed é um agregador avançado de redes sociais que faz a curadoria e apresenta automaticamente o conteúdo das suas redes sociais no seu sítio Web. A plataforma integra-se com o Instagram, TikTok, Vimeo, Youtube, Facebook e quase todas as plataformas populares de redes sociais.
É a forma mais fácil de incorporar o seu conteúdo de vídeo gerado pelo utilizador no seu sítio Web sem codificação.
Só precisa de criar uma conta EmbedSocial, ligar-se às suas redes sociais e criar um belo widget para o seu sítio Web. Este é atualizado automaticamente sempre que há uma nova publicação.
Principais plataformas para recolher vídeos de conteúdos gerados pelos utilizadores
1. EmbedSocial
EmbedSocial é um software UGC completo que permite às empresas e Criadores de UGC para gerar e apresentar automaticamente qualquer tipo de conteúdo gerado pelo utilizador nos seus sítios Web.
O software integra-se com todas as plataformas populares de redes sociais. Pode criar facilmente um widget de redes sociais a partir das suas publicações, vídeos, hashtags e menções. Também, incorporar UGC em qualquer sítio Web com apenas alguns cliques.
2. Yotpo
Yotpo destina-se a marcas de comércio eletrónico e integra soluções para avaliações, marketing por SMS, conteúdos visuais gerados pelos utilizadores e fidelização e referências. Pode integrar o Google, o Instagram e algumas das principais plataformas de comércio eletrónico.
3. Bazaarvoice
Com Bazaarvoice tem controlo total sobre a recolha, apresentação e distribuição de conteúdos gerados pelos utilizadores a nível global. A ferramenta inclui classificações, críticas, perguntas e respostas e conteúdos visuais e sociais. Abrangem sectores que vão do vestuário e acessórios à alimentação, bebidas, saúde e beleza.
4. TINTA
TINTA é uma plataforma avançada, mas fácil de utilizar, para conteúdos gerados pelos utilizadores e marketing de influenciadores autênticos. Oferece soluções para sítios Web, eventos, anúncios sociais, informações sobre conteúdos gerados pelos utilizadores, sinalização digital, correio eletrónico, etc. Os sectores que abrange incluem a hotelaria, a educação, as agências e a comunicação interna.
Exemplos de vídeos UGC
1. GoPro
2. Five Guys
3. Ikea
4. Starbucks
5. Ray-Ban
6. Escumas
7. CÉCRED
8. Tumi
9. Glossier
10. Inteligência da Apple
Principais conclusões
É já um facto conhecido que o UGC, especialmente o Feed do Instagram para sítios Web, tornou-se o motor a jato de Campanhas de marketing UGC. Cada vez mais empresas recorrem aos seus clientes fiéis para obter apoio. Sabem que os antigos e actuais utilizadores são os melhores defensores da marca.
Toda a gente passa o tempo a ver vídeos engraçados, divertidos ou educativos no Facebook, TikTok ou YouTube. Porque não utilizar este potencial como conteúdo para o crescimento da sua empresa e vê-lo transformar-se numa galinha dos ovos de ouro?
A melhor parte é que nem sequer tem de o percorrer a pé. Um software simples faz todo o trabalho por si. Uma plataforma de conteúdo gerado pelo utilizador recolherá todas as menções ou críticas à sua marca. Pode adicioná-las eficazmente à sua campanha de publicidade não tradicional.
Pronto para começar a mostrar o seu verdadeiro valor enquanto marca, tal como é visto pelos seus clientes dedicados? pode ajudá-lo com quaisquer questões ou dificuldades que possa ter. Questões relacionadas com a recolha e curadoria de conteúdos gerados pelos utilizadores para que possa tirar o máximo partido da sua tribo.
Para sua informação: pode incorporar automaticamente conteúdos gerados pelo utilizador no seu sítio Web. Inscrever-se agora.
Perguntas mais frequentes
Os conteúdos gerados pelo utilizador são conteúdos sob a forma de texto, imagens, vídeos, críticas, etc. Conteúdo que é criado pelos utilizadores, não pelas marcas.
É gratuito porque os utilizadores criam o conteúdo voluntariamente. Uma exceção é quando uma marca paga a influenciadores para criarem esse conteúdo ou se envolve numa campanha paga que incluiria conteúdo gerado pelo utilizador.
Os conteúdos gerados pelos utilizadores são importantes porque ajudam as empresas a aumentar as receitas através do envolvimento dos utilizadores. É excelente para criar confiança e credibilidade porque é criado pelos utilizadores para os utilizadores - não pela própria marca.
É muito eficaz porque custa (pouco ou nada) em termos de dinheiro e de tempo. Além disso, ainda consegue impulsionar as vendas e aumentar o alcance.
O conteúdo gerado pelo utilizador pode ser texto (críticas, testemunhos, publicações em blogues, publicações nas redes sociaisestudos de casos) ou recursos visuais (fotografias ou vídeos - em direto ou gravados).
Sim. Não só pode, como também é altamente recomendável que o faça. Enquanto os anúncios oferecem características do produto/serviço, o conteúdo gerado pelo utilizador relaciona-se a um nível mais pessoal com o utilizador. O criador fá-lo explicando os benefícios em primeira mão.
A plataforma de conteúdos gerados pelos utilizadores é um software como serviço (SaaS). Ajuda as empresas a recolher e selecionar vários tipos de conteúdos (fotografias, vídeos, meios de comunicação em linha). Depois, utilizam-nos como parte da sua campanha de marketing.