Conteúdos gerados pelos utilizadores apresenta-se sob muitas formas, todas elas podendo ser utilizadas para promover a sua empresa com publicações de blogue cativantes, análises de produtos, anúncios emocionantes e outras iniciativas de marketing.
Mostramos-lhe vários desses UGC campanhas de marketing abaixo, e todos eles captam a imaginação do público, aumentam a notoriedade das suas marcas e ajudam a construir relações valiosas com os clientes.
Continue a ler para ver como pode fazer com que as pessoas falem da sua empresa hoje mesmo!
O que é uma campanha de conteúdos gerados pelos utilizadores?
A conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC) é uma estratégia de marketing em que as marcas incentivam os seus clientes, seguidores ou o público em geral a criar e partilhar conteúdos relacionados com a marca ou com um tema ou tópico específico. Estes conteúdos gerados pelos consumidores podem ser fotografias, vídeos, testemunhos, críticas, publicações em blogues, tweets ou qualquer outro conteúdo partilhável em plataformas digitais.
Uma campanha de UGC bem sucedida combina planeamento estratégico, genuíno envolvimento do utilizador, e adaptabilidade. Ao valorizar e mostrar as contribuições dos utilizadores, as marcas podem construir relações mais fortes com o seu público e beneficiar de apoios autênticos. Afinal, são elas que impulsionam as vendas!
Porquê iniciar uma campanha de conteúdos gerados pelos utilizadores?
É necessária uma estratégia contínua de agregação e apresentação de conteúdos gerados pelos utilizadores para construir a sua marca a longo prazo e fornecer prova social para criar interesse e confiança nos clientes. Quando utilizar essa estratégia de CGU nas suas campanhas de marketing, terá também acesso a uma série de outros benefícios:
- Aumentar o envolvimento - Os conteúdos gerados pelos utilizadores aumentam a participação no seu sítio Web e nas páginas das redes sociais, uma vez que é mais provável que os visitantes interajam e partilhem conteúdos com os quais se identificam. Os conteúdos gerados pelos empregados podem incentivar os potenciais clientes a permanecer e a interagir com a sua marca.
- Aumentar as vendas - O UGC também pode ser utilizado para aumentar as vendas. Por exemplo, se lançar um concurso em que o prémio é um desconto nos seus produtos, é provável que veja um aumento nas vendas.
- Marketing gratuito - Os conteúdos gerados pelos utilizadores também constituem marketing gratuito. Afinal de contas, quando os clientes publicam sobre a sua marca, dão-lhe publicidade gratuita, o que aumenta o conhecimento e o alcance da marca.
- Melhorar a SEO - A SEO do seu sítio Web e a sua presença em linha também são melhoradas através de Marketing UGC uma vez que esse conteúdo é recente e relevante - o fator que os motores de busca mais utilizam para classificar os sítios Web. Assim, ao incentivar os clientes a publicar CGU nos seus canais, obterá um bom aumento da visibilidade online do seu sítio.
- Criar confiança na marca - Se incorporar um feed do Instagram com as mensagens dos seus clientes no seu sítio Web, fornecerá instantaneamente prova social. As experiências de outros clientes farão com que os novos visitantes do seu sítio Web se sintam mais confiantes em relação à sua marca, o que pode levar a melhores conversões.
20 exemplos de marcas com campanhas de UGC bem sucedidas
- Campanha "Partilhe uma Coca-Cola" da Coca-Cola
- Campanha #ShotoniPhone da Apple
- Concurso #WhiteCup da Starbucks
- Campanha de hashtag UGC Instagram da Glossier
- #WanderlustContets da National Geographic
- Campanha #MyCalvins da Calvin Klein
- Campanha de hashtag em curso da GoPro
- #AtTheMoxy Campanha do Moxy Hotels
- Netflix - Stranger Things 2
- Adobe - A série Art Maker
- Chipotle - O desafio de virar a tampa
- KFC - Sanduíche de frango
- Spotify - Campanha Spotify Wrapped
- Reddit - Talvez juntos
- Asos - #AsSeenOnMe
- CLUSE - #CLUSErelógios
- National Geographic - #YourShotPhotographer
- Citizens of Humanity - #WEAREALLHUMANITY
- La Croix - UGC nas redes sociais
- Airbnb - Partilhar a experiência do utilizador no seu feed do Instagram
1. Campanha "Partilhe uma Coca-Cola" da Coca-Cola
Lembra-se do "Partilhar uma Coca-Cola" campanha? A Coca-Cola teve a campanha de UGC mais espetacular de todos os tempos e possivelmente introduziu o marketing de UGC no mainstream.
A sua equipa de marketing teve a ideia em 2011, quando decidiu imprimir cerca de 150 dos nomes masculinos e femininos mais comuns na Austrália e colocá-los nas suas garrafas. A ideia era incentivar as pessoas a partilharem uma Coca-Cola com os seus entes queridos.
Porque é que funciona?
Devido à personalização e à facilidade de partilha nas redes sociais! As pessoas ficaram loucas com esta tendência! Todos compraram garrafas personalizadas, tiraram milhares de fotografias e partilharam-nas nas redes sociais.
A ideia foi bem acolhida em 80 países de todo o mundo, e as pessoas receberam realmente excitado. As plataformas das redes sociais foram inundadas com fotografias de pessoas a partilhar uma Coca-Cola com o seu próprio nome.
2. Campanha #ShotoniPhone da Apple
Lembra-se de quando os utilizadores do iPhone ficaram desiludidos com a qualidade não tão boa das suas câmaras?
A empresa pensou numa forma fantástica de corrigir a situação. A Apple apercebeu-se de que os seus clientes estavam insatisfeitos com as capacidades médias da câmara para tirar fotografias com pouca luz, pelo que lançou uma campanha chamada "Filmado no iPhone." A empresa queria recuperar a confiança perdida e chamar a atenção para o que torna um iPhone especial: a sua capacidade de tirar fotografias fantásticas.
Os utilizadores profissionais tiravam fotografias com pouca luz com os seus iPhones, publicavam-nas online para que outros as vissem, especialmente no YouTube com a etiqueta "Shot on iPhone" e, mais tarde, a Apple apresentava também as mais interessantes nos seus perfis.
Porque é que funciona?
Bem, é a Apple, e os fotógrafos profissionais e não profissionais queriam ser apresentados e reconhecidos pela Apple. Alguns aproveitaram a oportunidade para conseguir mais trabalho e seguidores de clientes interessados.
3. Concurso #WhiteCup da Starbucks
Em 2014, a Starbucks iniciou uma grande campanha chamada #WhiteCupContest - incluía um concurso em que os clientes eram encorajados a desenhar algo artístico e criativo nos seus copos brancos. Naturalmente, o vencedor receberá um reconhecimento especial e o seu desenho será impresso nas novas chávenas da Starbucks.
Porque é que funciona?
Qualquer pessoa pode participar, e o concurso está diretamente relacionado com o produto favorito do cliente que este gostaria de partilhar nas redes sociais. E, claro, a possibilidade de ganhar num concurso como este é um grande incentivo para os jovens artistas.
4. Campanha de hashtag UGC Instagram da Glossier
A Glossier é uma marca de beleza que se baseia em imagens enviadas por clientes para passar a palavra. Publica regularmente fotografias de pessoas que utilizam os seus produtos e histórias emocionantes de clientes que se apaixonaram pela linha de cuidados de pele acessível da marca. Afinal de contas, a Glossier devolve-lhes a auto-confiança que perderam e traz à superfície a sua beleza interior.
Em vez de fotografias caras de modelos e produtos, a empresa concentra-se em fotografias enviadas pelos utilizadores, partilhadas apenas uma de cada vez nas páginas das redes sociais - uma tendência emergente para as marcas de beleza.
Quando a marca lançou as suas máscaras Mega Greens Galaxy, milhares de consumidores partilharam as suas fotografias a usá-las e a utilizar o #MáscaraForça hashtag por baixo das fotografias. A Glossier voltou a publicar as fotografias, o que provocou um envolvimento ainda maior entre os seus utilizadores.
5. #WanderlustContets da National Geographic
Até a National Geographic criou uma poderosa campanha de UGC para ganhar seguidores e uma elevada taxa de envolvimento. O melhor de tudo é que o fizeram de uma forma muito original.
Publicado com a hashtag #WanderlustConcursoA National Geographic promoveu um estilo de vida saudável ao ar livre, pedindo aos utilizadores que partilhassem as suas melhores fotografias da natureza.
O concurso revelou-se extremamente popular e o vencedor recebeu uma fantástica viagem de 7 dias para dois adultos para explorar o Parque Nacional de Yosemite, que tem umas vistas deslumbrantes perfeitas para fotografias pitorescas como as que foram tiradas pelos participantes no concurso.
6. Campanha #MyCalvins da Calvin Klein
Criação de campanhas de conteúdos gerados pelos utilizadores para marcas de moda é uma das estratégias de marketing mais eficazes que existem - resulta num aumento do tráfego, das conversões e do ROI.
As marcas de moda descobriram rapidamente estes benefícios e começaram a utilizar conteúdos gerados pelos utilizadores para ver um aumento das taxas de conversão e uma redução dos custos por cliente adquirido.
Por exemplo, Brooke Shields pronunciou "Nothing Comes Between Me and My Calvins" nos anos 80, tornando possível que pessoas de todo o mundo se sentissem ligadas através da sua roupa interior.
A Calvin Klein reutilizou recentemente o slogan para criar #MyCalvins-um concurso no Instagram que convida todos a partilharem fotografias de si próprios a usar os produtos da marca para terem a oportunidade de aparecer na galeria do sítio Web da Calvin Klein. Adivinha o que aconteceu? Tornou-se viral!
Em apenas alguns meses, a hashtag #MyCalvins tomou conta do Instagram e contava com mais de 190 000 fotografias marcadas por todos os tipos de Criadores de UGC-tanto jovens como idosos!
No final, esta campanha estabeleceu uma ligação mais forte com o público da marca do que qualquer publicação de um influenciador ou anúncio pago alguma vez conseguiria, ganhando assim milhões de seguidores na maioria dos canais das redes sociais.
7. Campanha de hashtag em curso da GoPro
Sabia que o #GoPro A hashtag tem mais de 50 milhões de mensagens? Aparentemente, as pessoas gostam de partilhar as suas próprias aventuras e de ler sobre outras pessoas e sobre o que andam a fazer!
Esta marca é uma das favoritas entre os entusiastas da vida ao ar livre, uma vez que vende câmaras duradouras e de alta qualidade para aqueles que querem que as suas emocionantes vidas ao ar livre sejam filmadas - por isso, naturalmente, muitas pessoas partilham fotografias deslumbrantes tiradas em todo o mundo em todos os tipos de cenários.
Todo este conteúdo gerado pelo utilizador mostra exatamente como a GoPro melhora a forma como capta imagens e vídeos das suas explorações, ajudando assim a convencer os potenciais clientes a comprar os seus produtos e a partilhar as suas próprias criações com aventureiros que partilham a mesma opinião.
Dá vontade de o ter, não é?!
8. #AtTheMoxy Campanha do Moxy Hotels
#AtTheMoxy é um projeto em curso Campanha no Instagram para os Moxy Hotels da Marriott International, e tem um objetivo: promover a nova marca, encorajando os seguidores a publicar fotografias suas utilizando esta hashtag única para terem a oportunidade de aparecer na página da marca.
O aspeto único desta campanha são os pontos de ativação físicos espalhados pelo hotel, como os elevadores, autocolantes nas casas de banho para tirar selfies, ecrãs de televisão com etiquetas recentes e outros semelhantes publicações nas redes sociaisque permitem à Moxy ligar-se ao seu público e criar conteúdos relevantes para a marca.
Porque é que funciona?
Estimula os jovens hóspedes a divertirem-se e a partilharem as suas experiências neste hotel, o que resultou em mais de 80 000 fotografias publicadas utilizando o hashtag da marca.
Para sua informação: pode incorporar automaticamente um widget do Instagram com um sagregador de media sociais, dando vida ao seu sítio Web com conteúdo fresco.
Mostrar o seu Feed do Instagram no seu sítio Web automaticamente!
Gerar e incorporar widget do Instagram com o seu feed, menções ou hashtags diretamente para o seu sítio Web.
9. Netflix - Stranger Things 2
Que tal uma campanha UGC inspiradora baseada na série de sucesso da Netflix Stranger Things?
A BFG Agency e a Telescope promoveram a segunda temporada de Stranger Things para aumentar a interação dos fãs e optaram por utilizar uPic- um carregador de imagens com filtros e um toque para criar consciência da marca - para permitir aos fãs transformarem-se numa das personagens do programa.
É fã da enigmática Eleven ou do realista Mike? Não importa; bastava fornecer uma fotografia do seu rosto e teria sido transformado em qualquer um deles.
Além disso, era possível dimensionar, rodar e alterar o brilho para garantir o melhor ajuste e a correspondência do aspeto geral. Depois, os utilizadores puderam partilhar as suas selfies temáticas nas suas contas das redes sociais.
As imagens foram também publicadas na galeria oficial da série para que outros fãs as pudessem ver.
10. Adobe - A série do criador de arte
A Adobe, o fornecedor mais popular de ferramentas de software de arte digital, teve a brilhante ideia de promover designers e artistas criativos através de hashtags. Assim, iniciaram o projeto Série Art Maker. Aqui, a Adobe convidou designers criativos a mostrarem os seus talentos em vídeos de ritmo rápido.
O principal requisito do concurso: os participantes só podiam utilizar o conjunto de ferramentas da Adobe, como o Illustrator, o Photoshop, etc. Além disso, só eram aceites trabalhos artísticos originais.
Também utilizaram o hashtag #AdobePerspectiveque permitia aos designers seleccionados publicar os seus trabalhos originais e utilizar os de outros utilizadores, interagindo assim com diferentes criativos.
Porque é que funciona?
Os utilizadores da Adobe foram sobretudo inspirados a interagir com a marca e a aparecer na Criadores globais etiqueta. Em última análise, a empresa utilizou o conteúdo como sugestões dos utilizadores, para marketing de produtos e para criar todo o tipo de outros apoios.
11. Chipotle - O desafio de virar a tampa
A Chipotle trabalha ativamente para envolver os jovens através da sua aplicação, como é evidente pelas várias campanhas nas redes sociais que organiza para envolver os zoomers e os millennials com a sua marca.
Por exemplo, em colaboração com a agência Day One, a Chipotle organizou um desafio para despertar o interesse pela sua aplicação. Porquê? As previsões mostravam que as encomendas digitais iriam disparar em breve.
Para os chamados Desafio de virar a tampaEm 2008, milhares de criadores foram convidados a dar o seu toque criativo a um método de montagem de tigelas de burrito, tal como demonstrado por um empregado real da Chipotle.
Criaram o já referido concurso de hashtag juntamente com David Dobrik, que, para além de ser uma das celebridades mais populares da Internet, é um superfã da Chipotle.
Tudo o que precisava para participar era um telemóvel e uma tigela de burrito Chipotle de fazer crescer água na boca.
Só nos primeiros seis dias foram gravados mais de 111 000 vídeos, o que resultou num dia recorde de vendas em linha, incentivando os downloads da aplicação e as encomendas em linha entre os Gen Zedders.
12. KFC - Sanduíche de frango
Quando a KFC lançou a sua nova sandes de frango, quis alargar a sua campanha à comunidade em geral para gerar procura de forma memorável e divertida.
A KFC já tinha uma base de fãs ativa e empenhada no TikTok, o que significava que tinha uma boa oportunidade de criar uma das campanhas geradas pelo utilizador mais populares de sempre.
A KFC pretendia causar uma grande impressão para criar um interesse generalizado e a procura da sua nova sanduíche de frango. A campanha foi ancorada com dois anúncios TopView para garantir o maior impacto possível.
Nota: o maior objetivo de marketing do TikTok chama-se TopView. É o vídeo de abertura da aplicação. Por isso, é uma excelente opção para eventos de lançamento mais críticos.
A KFC colaborou com os produtores do TikTok para dar vida às suas TopViews de uma forma genuína para a sua campanha de estreia nos EUA. A avó favorita da Internet, Lili Hayes, foi o rosto da campanha. Ela foi a estrela do primeiro TopView da KFC, representando o Coronel Sanders e conduzindo os espectadores pelos deliciosos componentes e características do sanduíche.
O charme da impetuosa idosa de 73 anos estava à vista de todos. Ao mesmo tempo que divulgava a Sanduíche de Frango KFC mais proeminente, mais estaladiça e melhor do que nunca aos seus 4,4 milhões de seguidores, Lili também produziu vários TikToks.
Por fim, a campanha teve 221 milhões de visualizações de vídeos e um TopView CTR de 13,8%.
13. Spotify - Campanha Spotify Wrapped
No final de 2023, o Spotify utilizou o seu famoso ShopifyWrapped para interagir com os utilizadores e estimulá-los a partilhar nas redes sociais. Cada utilizador recebe um pop-up na aplicação com estatísticas interessantes sobre o seu histórico de audição durante o ano. Os utilizadores podem ver a canção ou o artista #1 que ouviram.
Porque é que funciona?
Trata-se de uma campanha muito bem concebida que utiliza capturas de ecrã. As pessoas adoram tirar capturas de ecrã e partilhar a música que ouvem ao longo do ano. Tornar as coisas assim tão fáceis funciona definitivamente para qualquer campanha de boca-a-boca nas redes sociais.
14. Reddit - Maybe Together We'll
Uma das maiores redes de comunicação social abriu um escritório em Londres em 2020 e, um ano mais tarde, triplicou as suas receitas de publicidade e iniciou a sua primeira campanha de marketing para o consumidor.
O anúncio da Agência do Grupo Interpublic R/hero GA é a peça central desta campanha. O anúncio foi exibido no YouTube, nas redes sociais, na televisão e até nas estações de metro.
O "Maybe Together We'll" A promoção apresenta as comunidades de subreddit mais populares do Reddit. Contém também um mosaico de imagens e vídeos publicados por utilizadores de todo o mundo.
A promoção transmite o tom otimista do Reddit através das suas comunidades unidas e demonstra a eficácia com que o Reddit pode resolver problemas quando "as pessoas se juntam".
Este é um dos exemplos de conteúdo gerado pelo utilizador que, sem dúvida, teve um impacto significativo na reputação da plataforma, especialmente à luz de problemas anteriores com a segurança do utilizador.
15. Asos - #AsSeenOnMe
A Asos apresentou o #ComoSeenOnMe em 2014, que pedia aos clientes que compravam as suas roupas para publicarem fotografias nas redes sociais utilizando o hashtag acima mencionado.
Todos beneficiaram com a campanha: Criadores de UGC obteve a moeda social, os consumidores obtiveram o melhor prova social e a ASOS aumentou com êxito o alcance da sua marca. Afinal, uma campanha divertida de UGC é mais autêntica aos olhos de até 76% do público da ASOS do que a publicidade tradicional.
Lembre-se, os consumidores adoram gabar-se das suas compras e mostrar ao resto do seu público o que as suas marcas favoritas oferecem.
A marca registou uma melhoria das taxas de penetração e um aumento das vendas. Além disso, o seu número de consumidores activos aumentou surpreendentemente em 25% e o "valor do carrinho de compras" típico aumentou em 2%.
A ASOS demonstrou que nem todas as campanhas requerem um grande orçamento. Muitas vezes, um conceito simples e poderoso pode alterar significativamente o curso das compras digitais.
16. CLUSE - #CLUSErelógios
Em 2013, a CLUSE foi fundada em Amesterdão para criar relógios elegantes e simples para mulheres. O grupo por detrás desta popular empresa optou por retratar a CLUSE como uma marca de moda, em vez de a restringir a uma marca de relógios normal.
A inclusão de informações sobre as redes sociais no seu sítio Web foi uma estratégia que a CLUSE utilizou para agradecer aos seus consumidores e aumentar o envolvimento.
No Facebook, Instagram e Twitter, a empresa convidou os consumidores a publicarem fotografias e vídeos dos seus relógios utilizando as hashtags #CLUSE e #CLUSErelógios.
A Photoslurp recolheu o conteúdo das redes sociais com hashtag e apresentou-o como um Lookbook e um carrossel nas suas páginas de produtos. Cada imagem ou vídeo incluía uma hiperligação para a página de produto do relógio e para o perfil nas redes sociais da pessoa que o publicou.
Com esta campanha, a CLUSE obteve 19 000 fotografias e vídeos da sua comunidade online e as suas taxas de conversão aumentaram 19%.
17. National Geographic - #YourShotPhotographer
Em 2015, a National Geographic convidou os fotógrafos a apresentarem fotografias de pessoas, lugares e natureza. Foram recebidas mais de 13 000 participações de fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo.
Com este concurso, a National Geographic deu provas de uma criatividade espantosa. Desde há algum tempo, a marca tem-se apoiado fortemente na fotografia para as suas campanhas promocionais. Todos os anos, alguns dos maiores nomes do sector pedem a fotógrafos de todo o mundo que inscrevam as suas fotografias.
Além disso, lançaram um concurso de fotografia para crianças na National Geographic Kids e organizaram um evento diferente na National Geographic Traveler.
E, por último, para as pessoas que queiram ter a oportunidade de partilhar o seu trabalho e ser apresentadas nas plataformas da National Geographic, podem seguir @NatGeoYourShot e marcar as fotografias com #YourShotFotógrafo para ter a oportunidade de ser apresentado.
18. Citizens of Humanity - #WEAREALLHUMANITY
No Lóvua, uma comunidade no norte de Angola onde residem atualmente mais de 13.000 refugiados da República Democrática do Congo (RDC), o fotógrafo Giles Duley encontrou pela primeira vez a Tia Rose e a Mimi. Após o início da violência na zona de Kasai da RDC - uma das zonas mais pobres do país - tiveram de abandonar as suas casas.
Uma das edições da HUMANITY, uma revista da marca de ganga topo de gama Cidadãos da Humanidade que realça os pontos comuns e celebra as diferenças que constituem toda a humanidade, incluiu um artigo de capa sobre o encontro de Duley com as senhoras do Lóvua. Citizens of Humanity tem como objetivo provocar mudanças através do conteúdo e da comunidade da revista.
A hashtag teve mais de 3.000 mensagens no primeiro mês após o lançamento da campanha.
19. La Croix - UGC nas redes sociais
Água com gás LaCroix utiliza de forma criativa qualquer conteúdo criado ou produzido por qualquer um dos seus fãs. A estética distintiva da marca inclui cores vivas, cenas solarengas e sorrisos felizes.
E o que é que eles fazem para recolher todo esse UGC?
A La Croix oferece artigos de marca e outros brindes e faz exposições interactivas que interessam às pessoas.
20. Airbnb - Partilhar a experiência do utilizador no seu feed do Instagram
Airbnb tem provavelmente o feed mais bonito do Instagram. A sua estratégia é tão simples quanto possível - tudo o que fazem é partilhar fotografias das casas oferecidas na sua plataforma.
Recentemente, convidaram os seus seguidores a partilhar as suas experiências de utilização da Airbnb com os seus animais de estimação. Não é épico que mais de 3 milhões de animais de estimação tenham visitado locais da Airbnb no ano passado?
Porque é que funciona?
As pessoas adoram partilhar imagens de viagens, especialmente os criadores de UGC e os influenciadores. A exposição do seu conteúdo nos perfis da Airbnb é muito importante para eles, pois ajuda-os a ganhar mais seguidores. Esta estratégia trouxe-lhes mais de 5 milhões de seguidores no Instagram.
Como agregar conteúdos gerados pelos utilizadores?
Com o crescimento dos esforços de marketing e orientados para a comunidade, os consumidores procuram mais do que simples anúncios. Querem sentir-se parte de algo autêntico e significativo, envolvendo-se com outros seres humanos a um nível mais profundo através da participação em actividades fora da publicidade tradicional.
Plataformas de conteúdos gerados pelos utilizadores como EmbedSocial ajudam-no a gerar e apresentar automaticamente o CGU num widget bem concebido que pode utilizar para incorporar no seu sítio Web ou em anúncios.
Só tem de escolher as suas plataformas de redes sociais favoritas e escolher o que pretende apresentar - histórias, álbuns, feeds ou críticas. Depois, seleccione o modelo que preferir e crie um widget fantástico.
Lembre-se: pode gerar ainda mais vendas se tornar o seu Widget de UGC que pode ser compradopermitindo que as pessoas que já compraram um dos seus produtos encontrem produtos semelhantes sem qualquer custo adicional.
Para começar, escolha uma das seguintes opções modelos para widgets do Instagram e crie a sua próxima campanha de UGC em segundos:
Quer mais? Feed do Instagram widgets? Clique em baixo para explorar mais modelos.
Como criar uma campanha de conteúdos gerados pelos utilizadores?
A criação de uma campanha de UGC é frequentemente um processo complexo que inclui várias etapas:
- Definir objectivos claros - decida o que pretende alcançar: conhecimento da marca, envolvimento, vendas ou criação de comunidades;
- Escolha a plataforma correcta -determinar onde o seu público-alvo é mais ativo: Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, etc;
- Estabelecer directrizes - comunicar claramente o tipo de conteúdo que procura, quaisquer temas ou sugestões e quaisquer regras ou restrições;
- Fornecer incentivos - oferecer prémios, reconhecimento ou ofertas para motivar a participação;
- Promover a campanha - utilizar os canais existentes, como as redes sociais, os boletins informativos por correio eletrónico e o sítio Web, para divulgar a mensagem;
- Envolver-se com os participantes - gostar, comentar, partilhar e apresentar as contribuições dos utilizadores para fomentar a comunidade e incentivar uma maior participação;
- Submissões moderadas. -Assegurar que o conteúdo está de acordo com os valores e directrizes da sua marca. Filtre qualquer conteúdo inadequado ou fora da marca;
- Medir e analisar - acompanhar métricas como a taxa de envolvimento, o número de envios e a taxa de conversão para avaliar o êxito da campanha e recolher informações;
- Incentivar o vídeo Vídeos UGC são os conteúdos mais impactantes para utilizar na sua campanha!
- Apresentar os melhores conteúdos - apresentar as melhores participações nos seus canais oficiais, dando crédito aos criadores, celebrando assim a comunidade e ampliando o alcance da campanha;
- Agradecer aos participantes - uma vez concluída a campanha, agradeça a todos os que participaram e partilhe os resultados ou destaques.
Lembre-se, a chave para uma campanha de UGC bem sucedida é a autenticidade. Por isso, incentive o seu público a apresentar conteúdo genuíno, o que o ajudará a criar uma ligação significativa com ele.
Principais conclusões
- As campanhas de conteúdos gerados pelos utilizadores aumentam consideravelmente o conhecimento e o alcance da marca, melhorando a SEO do seu sítio Web e alcançando novos clientes em todo o mundo.
- Alguns exemplos de conteúdos gerados pelo utilizador incluem comentários de clientes e testemunhos, publicações nas redes sociais, publicações em blogues e qualquer outra coisa que os consumidores possam criar e publicar em linha.
- As campanhas de UGC bem sucedidas, como as enumeradas acima, conseguem todas aumentar a notoriedade, o envolvimento e as vendas da sua marca, sendo relevantes, autênticas e criativas.
- Os profissionais de marketing devem seguir várias etapas ao planear uma campanha de CGU, incluindo a definição dos seus objectivos, a compreensão do seu público e a conceção da campanha.
- Para a sua campanha UGC, pode utilizar agregadores de redes sociais como o EmbedFeed para que o conteúdo seja partilhado através de hashtags de marca e criar uma Mural do Instagram no seu sítio Web.
Para sua informação: pode incorporar automaticamente um widget do Instagram com um sagregador de media sociais, dando vida ao seu sítio Web com conteúdo fresco.
Mostrar o seu Feed do Instagram no seu sítio Web automaticamente!
Gerar e incorporar widget do Instagram com o seu feed, menções ou hashtags diretamente para o seu sítio Web.
FAQs sobre as campanhas UTC
Qual é um exemplo de uma campanha UGC bem sucedida?
O "Concurso da chávena branca" da Starbucks é o exemplo perfeito de uma campanha de UGC bem sucedida que recebeu milhares de inscrições e um enorme envolvimento dos meios de comunicação social. Promoveu a Starbucks como marca e realçou a criatividade e o talento da sua base de clientes. No geral, a marca conseguiu gerar uma campanha de promoção autêntica, enquanto os utilizadores obtiveram uma plataforma para mostrar a sua criatividade.
Qual é o melhor tipo de UGC?
A eficácia da sua estratégia de marketing UGC depende dos objectivos da sua campanha, do público-alvo e da plataforma que utiliza. Dito isto, as críticas, os testemunhos e o conteúdo visual (fotografias e vídeos) são sempre cativantes e eficazes para captar o interesse do público em todos os canais.
Quais são alguns nichos de UGC?
O UGC pode ser encontrado numa vasta gama de nichos, cada um com as suas características e comunidades únicas. Dito isto, os três principais nichos para procurar ou criar UGC incluem beleza e maquilhagem, moda e fitness e saúde, sendo todos eles perfeitos para este tipo de conteúdo.